segunda-feira, 28 de julho de 2008

passo-a-passo

Muita calma!
As coisas vão acontecer entre os primeiros 15 dias e 2 meses, e não imediatamente :D

:: passo 1
PRCARD - Cartão de Residente - aeroporto de Toronto

> Ao chegar no aeroporto de Toronto você será recebido pela imigração para preenhcer o último formulário do processo que contém sua foto.
> Você receberá um papel que será usado em qualquer ocasião até você receber o seu PRCard definitivo. Vai chegar no endereço que você informar neste momento e o período é de 4 a 6 semanas.
> Se o cartão não chegar em 6 semanas, então você deve ligar para 18882422100.
> site: http://www1.servicecanada.gc.ca/cgi-bin/hr-display.cgi?ln=f&rc=2379
> documentos: papel da imigracao, CSQ e passaporte.

:: passo 2
Assurance Social - estação Berri-UQAM
> Veja o mapa do metro de Montreal (http://www.amadeus.net/home/new/subwaymaps/en/montreal.htm)
> Dar entrada no documento de seguro social. Este documento é muito importante. Você receberá um número como o CPF brasileiro. Este número será solicitado para comprar celular, abrir conta no banco e tudo que precisar de uma identificação.
> Ao sair do local você estará com um papel e o cartão chegará de 4 a 6 semanas, então muito cuidado com o papel.
> Em todo caso este número é confidencial então não pode informar a qualquer pessoa, só quando for solicitado.
> No geral você deve andar com o seu passaporte, o CSQ e o papel recebido em Toronto até chegar em sua casa a carteira de residente permanente.
> Só pode viajar para fora do país quando receber esta carteira, senão pode ter problema no visto.
Onde ir: Centre des Ressources Humaines Canada
Endereço: 1001 bd de Maisonneuve Est, 2ème étage.

:: passo 3
Assurance Maladie - estação Place Des Arts
> Dar entrada no seguro saúde
> Pagar taxa de C$ 8,00 para tirar foto no local
> O seguro tem carência de 3 meses, então por isso seria interessante fazer um seguro viagem de 90 dias para garantir sua assitência médica se houver necessidade durante este período.
Onde ir: Régie d'Assurance Maladie de Québec
Endereço: 425, bd de Maisonneuve Ouest, 3ème étage, bureau 303

:: passo 4
Bureau de Imigração - estaçao Berri-UQAM (dentro do shopping)
> Agendar um rendevous com o agente de imigração para pegar todas as informações
> Se inscrever no curso de francisação (aguardar pelo menos 1 mes - depende do mês que você chegar e da demanda de outros imigrantes).

:: passo 5
Abrir conta em banco
> As opções iniciais são do RBC Royal Bank (http://www.royalbank.com/) ou o TD Canada Trust (http://www.tdcanadatrust.com/). Cada pessoa tem uma opinião sobre cada um deles.
as informações que eu tenho são:
. RBC : melhor porém mais burocrático para abrir conta, e para ter cartão de crédito tem que deixar uma caução de C$ 1000,00 por no mínimo 1 ano. Tem muitos caixas eletronicos na cidade. Paga taxa de C$ 4,00 por mês para manutenção da conta.
. TD : banco ótimo para imigrantes, pois abre a conta para qualquer pessoa. Permite um cartão de crédito como caução de C$ 500,00 por 1 ano. Poucos caixas eletronicos nas ruas. Isento da taxa se deixar um valor guardado em conta, por exemplo, não paga a taxa de C$ 3,95 se deixar C$ 1000,00 na conta durante o mês.
> Eu abri no TD, gostei do meu gerente lá ;)

:: passo 6
Consulado Brasileiro - estação Atwater (linha verde)
> site www.consbrasmontreal.org/
> Ir ao consulado para se identificar como brasileiro e deixar registrado sua estada em Montreal
> Solicitar tradução da CNH (carteira de motorista brasileira) ao custo de C$ 30,00
> Não é preciso tirar a carteira internacional no Brasil pois ela só vale por 3 meses independente da validade no Brasil
> Depois tem que ligar para o SAAQ (http://www.saaq.gouv.qc.ca/) e agendar rendevous para teste teórico (custa C$ 10,00), depois tem que ligar novamente para fazer o teste prático

:: passo 7
Comprar um celular :D
> Sugiro comprar o mais barato e inicialmente pegar um plano pré-pago com 100 ou 200 minutos. Depois você pode trocar para um plano pós-pago que é mais vantajoso quando se fala muito.
> As melhores operadoras são a FIDO (http://www.fido.ca/) e a Rogers (http://www.rogers.ca/) que é a mesma coisa. As outras são a VirginMobile (http://www.virginmobile.ca/) e Koodoo (http://www.koodoo.ca/).
O interessante é que aqui pagamos tanto para fazer como para receber uma ligação :D
Além disso, é muito importante ter uma caixa de mensagem pois TODOS deixam recado na sua caixa postal ou na secretária eletrônica da usa casa.
> Não importa se a ligação é para celular ou residencial, o custo é o mesmo.

:: passo 8
Procurar centros de emprego - CLE (Centre Local d'Emploi)
> São várias agências, algumas do governo outras associadas com custo baixíssimo para fazer os cursos. Essas agências dão consultoria de como montar o CV, como se comportar na entrevista e várias outras dicas.
> Infelizmente esse período de fim de Julho e início de Agosto inteiro a maioria das agências está de "férias" ou diminuem suas atividades e só tem vaga novamente em Setembro ou Outubro e ainda assim tem que ficar na fila de espera. Por enquanto estou visitando a cidade :D
> Tudo aqui tem que marcar um rendevous com antecedência, por isso não devemos ficar impacientes ou decepcionados, assim como eu fiquei :D

:: passo 9
Comprar um computador ou notebook
> Eu sugiro notebook pois é muito barato, mas o computador é mais barato ainda :D
> Com C$ 700,00 você compra um note super legal, mas lembre-se de somar as taxas acima desse valor. Tudo aqui tem taxa do governo e a taxa federall, algo em torno de 13% do valor final.

:: passo 10
Procurar apartamento para alugar
> Visitar os bairros, mas todos são ótimos e bem melhores e mais seguros do que em Recife :D
> Aqui não tem muitos prédios altos, a maioria são de 3 andares e sobe de escada, não tem muro ou porteiro, e nos apartamentos não tem área de serviço, é tudo na cozinha (geladeira, fogão, máquina de lavar, secar, microondas, etc). A maioria tem armários imbutidos na cozinha, no corredor e nos quartos.
> As vezes as máquinas de lavar e secar estão no banheiro.
> É importante alugar o apartamento ou casa perto de uma parada de ônibus ou de metrô, pois no inverso quanto menos tempo andando na rua, menos frio você sente, e menor é a possibilidade de você escorregar no gelo :D

:: passo 11
Contratar o serviço CallSelect (http://www.callselect.ca/)
> Quando você tiver uma linha telefônica em casa você ligar para o 0800 do CallSelect e solicitar o serviço de ligações a distância para o Brasil. A fatura vai chegar na sua casa. As ligações são super em conta, algo em torno de 2 cents o minuto para um telefone residencial do Brasil, para celular é 30 cents.

:: passo 12
Traduzir documentos (http://www.ottiaq.org/)
> Você pode localizar o melhor local ou mais próximo para solicitar a tradução dos diplomas e históricos, é mais barato do que no Brasil e você pode pedir reembolso ao governo canadense depois :D
> Depois da tradução tem que solicitar a equivalência dos estudos, neste caso, tem que procurar o conselho/ordem da sua profissão.

:: passo 13
Pedir ajuda aos brasileiros :D
> Claro que para aprender o Francês é melhor fazer amizade com quebequenses, mas nem sempre é fácil e nem tão rápido, então eu sugiro fazer muitas amizades com qualquer pessoa independente da língua e curtir os bons momentos, porque quando a saudade apertar mesmo é com os brasileiros, com músicas brasileiras que vamos curtir! Com o tempo, vamos nos familiarizando com os vizinhos, com outras pessoas, mas não podemos esquecer os contarrâneos ;)

Dicas Gerais
> No verão andar de ônibus ou a pé para conhecer bem a cidade, mas também é importante conhecer o centro subterrâneo para não se perder no inverno ;)
> Pagar todas as contas em dia e de preferência no cartão de crédito do banco para gerar o histórico de crédito.
> Visitar a igreja de Notre-Dame no domingo pois é de graça :D

Outras atividades diárias
> Ler o jornal do metrô todos os dias, praticar a leitura das notícias em francês, ver os anúncios de aluguel e empregos.
> Levar água na bolsa devido ao clima seco.
> Andar com mapa das ruas para se encontrar e se perder :D
> Olhar horários dos ônibus e metrô, eles quase nunca atrasam, quando acontece é coisa de no máximo 5 minutos no caso dos ônibus, a não ser que tenha uma enorme engarrafamento.
> Você também pode olhar o site (http://www.stm.info/) antes de sair de casa.
> É importante olhar a previsão do tempo (http://www.meteomedia.com/), pois às vezes faz sol de manhã e chove a tarde, ou vice-versa.

6 comentários:

Nós4 disse...

Paulinha!!

Muito boas as dicas, ainda mais para nós que estamos chegando aí em 2 dias!!:-)

Adoramos!!

Continue escrevendo, que vai ajudar muita gente!!

Beijos e tudo de bom!!

Dani e Hamilton

Ubirajara disse...

Ultra legal essas dicas!

Fernando e Carol disse...

Muito bom paulinha!!!Isso é fundamental para nós que estamos prestes a imigrar.Beijos

Cláudio disse...

Bem vinda! Ótimas dicas no seu post!

Eu recomendo fazer a carteira de motorista internacional no Brasil.
Eu não fiz, e tive que pagar $30,00 pra fazer uma tradução juramentada aqui (ALÉM da carta do Consulado), o que não seria necessário com a internacional, que já tem o texto em inglês. PS: Falo de Ontario.
E o SIN não deve ser informado à toa como o CPF brasileiro... ele é solicitado pra abrir conta em banco, ter celular etc, mas é OPCIONAL, eles usam para verificação do histórico de crédito... a rigor, esse número só é obrigatório informar à "Receita Federal" canadense e ao seu empregador no caso de contratação, para evitar fraudes.

Abraços!

pulacorda disse...

Minha flor...
Vc é muito especial...
Não perca tempo, siga este rumo que vc escolheu para sua vida...
Esssas irformações bem fundadas, só mostram o valor solidário que está em vc! bjos

Nelson disse...

Show de bola! adorei... vou seguir esse passo-a-passo quando chegar lá!